A saúde nas empresas apoia o Novembro Azul

A saúde nas empresas apoia o Novembro Azul

Ser homem também é se cuidar. É praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Em 2015, o MS e o INCA editaram nota técnica na qual sugerem, entre outras coisas, a capacitação dos profissionais da atenção básica para que esclareçam os homens sobre os sintomas do câncer de próstata; a promoção da qualificação dos agentes comunitários e das equipes de saúde da família para que também possam orientar a população; a implementação de estratégias educacionais, de comunicação e de divulgação de medidas preventivas, promoção e atenção à saúde masculina; e a instauração de políticas nacionais voltadas para a saúde do homem e da pessoa idosa.

As empresas possuem um papel muito importante nessa conscientização e também precisam abraçar essa ideia para cuidar dos seus colaboradores e promover um impacto positivo na sociedade. Oferecer um plano de saúde aos seus funcionários é também permitir o acesso a esse serviço e se preocupar com a saúde nas empresas.

O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

Por mais saúde nas empresas lutamos contra o preconceito

O preconceito ainda é o grande vilão dos homens no combate ao câncer de próstata. Quem resiste ao exame preventivo reduz as chances de tratamento e, consequentemente, prejudica o processo de cura. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as possibilidades de vencê-la. Esse tipo de informação precisa ser disseminada dentro das empresas para que cada vez mais seus colaboradores entendam a importância do diagnóstico precoce.

Compartilhar:

Mais postagens